quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Nesta quarta-feira (8) é celebrado o ano novo judaico. Para marcar a data, foi preparada uma programação especial na primeira sinagoga das Américas, que fica no Recife.

O pôr-do-sol remete à reflexão, mas o da última terça-feira (7) foi especial. Pelo menos para os judeus. A chegada da noite vai marcar o começo do Rosh Hashaná, o ano novo judaico.

“Diferente do calendário cristão, que é solar, o calendário judaico é lunar. As festividades começam sempre à noite, no pôr-do-sol”, explicou Denys Sznejder (foto 1), vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco.

O início do ano 5.771 vai ser comemorado na primeira Sinagoga das Américas, no Bairro do Recife. Lá foi montada uma mesa com vários elementos simbólicos do judaísmo. A Chalá, um pão em formato de espiral, representa o desejo de um ano sem conflitos. O peixe é consumido porque sempre nada para a frente. A romã é um pedido que as bênçãos sejam na mesma quantidade das sementes.

As orações incluem o toque do Shofar, feito com chifre de carneiro. A maçã com mel tem um significado especial: “eles transmitem a doçura, que nós tenhamos um ano novo doce, com mel e coisas boas a acontecer. Evita-se, inclusive, comer coisas amargas nessa época. Isso são símbolos, mas nessa época também é importante a reflexão sobre o que você pode fazer para se tornar uma pessoa melhor, fazer do mundo um lugar melhor”, contou Sznejder.

Quem visitar a sinagoga poderá conferir uma exposição com painéis explicativos sobre os significados dos alimentos e objetos judaicos. A mostra é aberta ao público e pode ser visitada até o próximo dia 21. A sinagoga fica na Rua do Bom Jesus, 197, Bairro do Recife.
Tags: Anonovo, judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Meu amigo está sumido, vê se aparece!? Slow da BF http://tododiaumtextonovo.blogspot.com/2014/04/quem-e-bobo-afinal.html#links